terça-feira, 8 de novembro de 2011

PLANO DE AULA - NONO ANO (ENSINO FUNDAMENTAL)


PLANO DE AULA
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR II
Marcelo Zanforlin, Camila Paiva, Alan Messias, Vinicius Henrique, Davidson Douglas,      Willian Douglas.
Professora: Margareth Ambrósio

Tema da Aula: Ensino de Fundamentos no Futsal: Domínio- Recepção da bola
Objetivo Geral: Produzir rico acervo de possibilidades motoras, cognitivas e afetivo-sociais, com vistas à humanização dos gestos, possibilitando a criação individual da técnica de cada participante, explorando movimentos e a tomada de decisões através da resolução de problemas.
Objetivo específico: Proporcionar e estimular a participação de todos os alunos (mais e menos habilidosos), com vistas à inclusão e autonomia de cada um, junto aos movimentos sugeridos dentro do fundamento de passe do futsal (partes principal e final).
Turma: Nono ano do Ensino Fundamental – 14 anos
Planejamento da Aula:
·         5 min – Chamada e conversa sobre a aula
·         10 min – Brincadeira do Rouba Bandeira
·         20 min –
·         Jogo da Bocha com utilização do passe
·         Um atleta fica com a bola nas mãos que joga a mesma na altura do joelho para o companheiro que devolve a bola com a parte interna do pé, alternadamente. Depois, as ordens se invertem.
·         Jogo da Velha em grupos. Um atleta realiza o passe para o outro, no qual este estará localizado no outro lado da quadra. Após o passe o atleta terá que pegar o colete e colocará no cone. Vencerá a equipe que conseguir cumprir o objetivo do jogo da velha.
·         Jogo formal do futsal, com utilização de apenas um passe.
Obs.: cada aluno executa aproximadamente 40 vezes cada exercício.
·         10 min – Reúne-se a turma para discussão e realizar um feedback sobre o tema da aula proposto no dia.

Metodologia Utilizada: Aula Expositivo-prática sobre futsal


Local: Quadra Coberta da faculdade Universo

Recursos Materiais: 1 apito, 10 bolas de futsal, 2 coletes de cores distintas, 9 cones.


Avaliação: Efetivar pós-aula.

Concepção Pedagógica utilizada

ABORDAGEM DESENVOLVIMENTISTA
Características:
·         É dirigida especificamente para crianças de quatro a quartoze anos;
·         Busca nos processos de aprendizagem e desenvolvimento uma fundamentação para a Educação Física escolar;
·         Caracterizar a progressão normal do crescimento físico, do desenvolvimento fisiológico, motor, cognitivo e afetivo-social, na aprendizagem motora e, em função destas características, sugerir aspectos ou elementos relevantes para a estruturação da Educação Física Escolar;
·         O movimento é o principal meio e fim da Educação Física;
·         Habilidade motora é um dos conceitos mais importantes dentro desta abordagem;
·         Oferecer experiências de movimento adequadas ao seu nível de crescimento e desenvolvimento, a fim de que a aprendizagem das habilidades motoras seja alcançada;
·         Os conteúdos devem ser desenvolvidos segundo uma ordem de habilidades, do mais simples que são as habilidades básicas para as mais complexas, as habilidades específicas;
·         Os movimentos específicos são mais influenciados pela cultura e estão relacionados à prática dos esportes, do jogo, da dança e, também, das atividades industriais.

Um comentário: