segunda-feira, 5 de setembro de 2011

DISCUSSÃO SOBRE ADOLESCÊNCIA

             
a) O que é Adolescência?
               Estágio secundário, logo após o primeiro estágio( infância) na qual começa a surgir o super ego, o adolescente passa a viver em seu próprio mundo, criado por ele mesmo. Passa a ser influenciado mais pelo meio em que vive do que pela genética, que seria o pacote de informações que o sujeito nasce com ela.
              Portanto, é um período da vida do ser humano onde se vai descobrindo a si mesmo e aos outros, construindo sua personalidade e o seus projetos de vida pessoal.

b) Como a adolescência deve ser vivida?
               Para ser vivida bem , antes de tudo o adolescente tem que entender vários aspectos culturais nos quais nossa sociedade impõe. O importante é ele conhecer limites e conviver com boas amizades, nunca o tratando como um adulto nem muito menos como criança. O diálogo é outra peça fundamental para a compreensão e conhecimento do adolescente. Muitas vezes predomina-se a intolerância fazendo com que o adolescente se revolte no meio social.

c)  De que forma o adolescente pode ser feliz?
               Como em sala já estudado, em Psicologia do Desenvolvimento, devemos parar de antecipar os estados de desenvolvimento, assim não acarretando um amadurecimento precoce para o adolescente e, fazendo com que ele tome decisões que não seriam necessária para aquele momento. 
Abaixo seguem alguns conceitos sobre o que é felicidade na adolescência:

"A amizade desenvolve a felicidade e reduz o sofrimento, duplicando a nossa alegria e dividindo a nossa dor."

"Ser feliz sem motivo é a mais autêntica forma de felicidade."

"O segredo da felicidade é encontrar a nossa alegria na alegria dos outros."

"Não existe um caminho para a felicidade. A felicidade é o caminho."



Nenhum comentário:

Postar um comentário