segunda-feira, 5 de setembro de 2011

CONCEITO DE ADOLESCENCIA SEGUNDO O GRUPO

 
        
           Segundo as opiniões e conceitos do Grupo acerca da adolescência, percebe-se que todos vivenciaram com  intensas emoções, experiências, conflitos e contradições. Deixamos de ter atitudes de crianças. Conhecemos novos ciclos e amizades e valorizávamos o lado psicoafetivo. 
          Adolescência é a fase do desenvolvimento humano que marca a transição entre a infância e a idade adulta. Com isso, essa fase caracterizou-se por alterações em diversos níveis - físico, mental e social - e representou um processo de distanciamento de formas de comportamento e privilégios típicos da infância e de aquisição de características e competências que o nos capacitou a assumirmos os deveres e papéis dos adultos.
Esta é uma fase da vida na qual ocorrem muitas mudanças: surgem alterações no corpo, que deixa de ser infantil para tornar-se adulto e transformações de comportamento que servem para a construção da identidade, momento em que o adolescente deixa de lado os valores dos pais para criar seus próprios valores que podem vir a ser idênticos aos dos pais assim como podem ser totalmente divergentes dos valores paternos ou uma mistura entre os valores semelhantes e os divergentes.“Filho criado, trabalho redobrado.” Esse conhecido ditado popular ganha sentido quando chega a adolescência. Nessa fase, o filho já não precisa dos cuidados que os pais dedicam à criança, tão dependente. Mas, por outro lado, o que ele ganha de liberdade para viver a própria vida resulta em diversas e sérias preocupações aos pais.

"A adolescencia é uma fase da vida em que descobrimos as coisas que existe de especiais nesse universo imenso e repleto de coisas interessantes e valorosas."

Um comentário: